segunda-feira, 4 de maio de 2015

Integrados?

Eu diria que sim, em partes, rs...

Tenho boas amigas suíças, daquelas suíças da gema, rs e de carregar pra vida inteira!
É difícil SIM fazer amigos por aqui e hj sendo amiga de algumas poucas delas, eu entendo o porque.
mas se eu começar a falar disso.... renderia outro post.

Meu filho mais velho (5anos) tem bons amigos daqui, ando na rua, lojas, shoppings e me sinto completamente integrada.
Claro que o melhor seria se eu tivesse um emprego de verdade, mas por hora me dedico a ser mãe. É cansativo, muitas vezes dá vontade de ir realmente trabalhar longe do estresse da casa, mas passa e vejo que por hora preciso SIM me dedicar à eles.

Por isso falei "em partes" no início do meu texto. Acho que se estivesse empregada, seria 100%.

Já trabalhei como coordenadora de uma espécie de creche, onde eu levava meu filhos e estava quase sempre com eles e foi muito bacana. Coordenei uma equipe de 12 pessoas, mulheres de diversas nacionalidades, que também estavam ali buscando a integração ao bairro, à cultura, etc. Foi uma experiência muito bacana e válida. Precisei sair, por motivos pessoais. Foram 4 anos muito bons e de muito aprendizado, mas tem uma hora que precisamos focar naquilo que realmente nos faz feliz e com a mudança de chefia... muitas divergências vieram e optei por não fazer parte daquilo que não acredito.

Chegamos e tratei logo de aprender alemão, o que já é 50% para entender o dialeto usado por aqui, este que ainda não falo, mesmo após 7 anos aqui, mas já entendo melhor.
Claro que este é um ponto fundamental, sem conseguir se comunicar, acho complicado alguém se sentir integrado.

Não me sinto estrangeira em terra alheia, por mais que muitos nos lembrem disso a cada dia.
Me sinto em casa mesmo, como se sempre tivesse vivido aqui.

Sinto falta de muita coisa, mas agradeço por não sentir falta de muitas outras.
Aqui são todos menos materialistas, ou a grande maioria, não existe a imposição da moda, não existe "cobrança" ou competição em ter isso ou aquilo, ser isso ou aquilo.

Vc é quem vc quer ser, veste o que quiser, penteia o cabelo se quiser, se arruma de qualquer jeito, ou nem sequer se arruma e sai... isso é legal e também ruim.

Sempre falamos disso, uma amiga também brasileira de SP que vive aqui, um vestidinho simples que usaríamos para ir num shopping passear e tal, aqui vira vestido de gala para ir a casamento.
Loucura né?!

Então Sim estamos integrados! =D




Nenhum comentário: