quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Começando a Vida

Por incrível que pareça... quase 1 ano aqui morando e só agora podemos dizer que estamos efetivamente começando a viver aqui.
=O
Gente, sinceramente, nos primeiros 6 meses sobrevivemos mais que tudo.

Tivemos que reaprender quase tudo.
E a maior mudança... o idioma. Reaprender a falar, ler, entender placas e inclusive aprender a "pensar", pensar diferente, tentar exergar como é o raciocínio por aqui e assim estar um pouco mais próximo à vida, no sentido figurado, é claro!

Durante os primeiros 6 meses o choque cultural foi constante, confesso que até hoje me dá arrepio só em entrar no banheiro da academia, aff... aquilo é um show de horrores!Rs... qualquer dia levarei um balde de cera e deixarei instruções de uso. =P
E lá... acho que um balde será pouco, deixarei também umas tesouras para apararem as "cabeleiras". Rs...
Show de horrores meeeeeesmo!

A comida também foi um aprendizado. Primeiro acostumar com a pimenta que aparece em todos os lugares, ô povo que ama pimenta, credo!
Até a batata frita do Mc Donalds é apimentada! Também adoram pimentão, é pimentão pra tudo que é lado, e de todas as cores possíveis e imagináveis. Rs...

Acostumamos a ouvir vários idiomas, coisa que pra nós em Brasília, era inimaginável. Aqui ouço diariamente ao menos indianos batendo papo naquela língua doida, japas, chineses, turcos, "purtuguêses, ora pois!" e italianos; além é claro de muito alemão suiço. Que miscelânia! Que doideira!
Os bêrelim, como chamo carinhosamente aos indianos, são umas criaturas que merecem um post especial, e ficará pra um dia.. quem sabe, em que eu esteja inspirada.

Brasileiro aqui parece chuchu na mata, quando e onde vc menos pensa que vai achar um... acha no mínimo 3. Hehehe... Vamos dominar o mundo! Hehehe...

O transporte público... outro capítulo à parte, isso aqui é sensacional!

Os serviços... faça vc mesmo! Não conte muito com ninguém te ajudando, ou pague muito caro por essa ajuda. Monte seus móveis, carregue caixas, limpe, arrume e se orgulhe.

E por que só agora começando a viver?!
A casa está quase 100% montada, já entendemos um pouco o alemão, o que facilita e muito, já identifico com mais facilidade as coisas, já sei perguntar. Isso mesmo, o simples fato de saber entender ou/e falar já te abre uma janela enorme de possibilidades.
Entender o que dizem sem fazer muita força para isso. Isso não tem preço! Como é bom, ainda é apenas um começo... mas já é uma maravilha.

E estamos traçando nossas metas, a de 2009 sem dúvida ainda é aprender alemão e acho que ficará como meta durante mais alguns aninhos, hehehe. Eita trem complicado sô! Rs...

Já são 6 meses estudando, aulas diárias e o resultado disso é... ainda é difícil. O vocabulário é muito diferente, as palavras são gigantescas, os verbos... igualmente... enfim... não é brincadeira.
Então para esse ano segue a meta e segue o curso intensivão.

E assim a vida recomeça! =)

Nenhum comentário: