domingo, 1 de junho de 2008

Que língua vc fala?

Post baseado numa conversa com 3 portugueses que também moram em Zurich.

Ontem fomos ao cinema com 3 portugueses conhecidos do trabalho do meu marido. E papo vai, papo vem depois do cinema, e um deles me perguntou como se falava ônibus em 'brasileiro'.
Hã? Brasileiro? Que língua é essa??? Eu falo português, oras bolas! Rs...
Mas na cabeça deles e de outros europeus, nós falamos brasileiro e não português. Já tentei explicar que nossa gramática é absolutamente a mesma, mas não adianta.
Um Italiano na minha sala perguntou que línguas eu falava e naturalmente eu disse: "Falo português, espanhol e enrolo no inglês" e ele me disse: "Caramba... vc fala 5 línguas!"
Opa... tá doido. Num sabe contar mais não?! Aff...
Na cabeça dele eu falo brasileiro, português, espanhol, castelhano e inglês. Huaishaiushuais
É doido!!!
Expliquei pra ele que 'brasileiro' não existe e que nós também falamos português, mas ele me disse que sou doida e que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ok!!! Não vou discutir!
E depois dizer que espanhol é uma coisa e castelhano é outra...aff... isso meus alunos na promeira aula comigo já sabem que é absolutamente a mesma coisa, mas já que ele insiste...
Quer dizer que virei basicamente poliglota da noite pro dia. Huahsaiushuais
É cada maluco que me aparece.

E o mais estranho foi ouvir a mesma coisa de portugueses. Eles sempre se referem ao nosso português do Brasil como o idioma 'Brasileiro'.
Vivendo e aprendendo.

Mas que nas gramáticas que estudei no Brasil vinha escrito- Gramática Portuguesa- isso vinha! Nem vem que não tem!!!

Rs...

Pense:
Vc bebe Café com leite ou Leite com café?
Hehehe
Amanhã um post sobre isso. Hehehehe

Nenhum comentário: